terça-feira, 27 de maio de 2008

O que visitar nos arredores da cidade de Viseu

Quem quiser, quase com um só olhar, ver toda a cidade de Viseu, suba até ao ponto mais alto da nossa cidade, O MONTE DE SANTA LUZIA, na freguesia de Campo. Este monte oferece ao visitante uma paisagem magnífica e um panorama bem belo da cidade de Viseu. Nos arredores da cidade, para além do Monte de Santa Luzia, existe, ainda, na freguesia de Órgens, o MONTE DE NOSSA SENHORA DO CRASTO que também oferece uma belíssima paisagem e uma boa vista panorâmica da nossa cidade.

domingo, 25 de maio de 2008

Outros Monumentos da Cidade de Viseu











Para além dos monumentos de que temos falado nesta nossa visita pela Viseu Monumental, existem ainda outros monumentos que não irão ser descritos com promenor. Como é o caso do Solar dos Condes de Prime, edificado no Séc. XVIII. Temos ainda a Janela Manuelina da Casa de D. Duarte, a Casa do Miradouro, edificada também no Século XVIII, o Solar dos Treixedos, também ele do Século XVIII, a Casa do Soar, que fica sobranceira á Porta do Soar, é do Século XVII. Outras casas que na nossa cidade, merecerim uma visita são a Casa de São Miguel, a Casa do Serrado, a Casa do Cruzeiro, a Casa da Prebenda, o Solar dos Mendes, a Casa do Largo, e a Casa das Bocas. Depois de visitarmos os monumentos da nossa cidade, desloquemo-nos ao miradouro entre o Lar da Viscondessa de São Caetano e a Capela da Via Sacra e observemos AS SETE TORRES DA CIDADE DE VISEU: a Torre da Igreja do Seminário Maior, as Torres da Igreja do Carmo, as da Sé e as da Igreja da Misericórdia. Não há nada como ver marcas da nossa história nos monumentos da nossa cidade que, sem dúvida, têm muito a ver com a sua origem e com a sua história.








sábado, 24 de maio de 2008

Viseu-Cidade Monumental- Igreja do Carmo, Igreja do Seminário Maior, e Casa Amarela

Subindo a Avenida Capitão Silva Pereira, chegamos a outro ponto central da cidade de Viseu, o Largo de Santa Cristina, onde existem, também monumentos que merecem uma visita atenta. No centro deste Largo, está edificada majestosamente a IGREJA DO CARMO.





Pertence á Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e tem uma fachada simples, também barroca.
O seu interior é composto por uma nave central e o tecto é pintado e decorado com uma pintura de Pascoal Parente representando a padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Tem altares em talha dourada bem como o arco triunfal, todo ele feito em talha dourada. As imagens existentes nesta igreja são: nos altares laterais, São José e Santo Elias; nos altares colaterais, São João da Cruz, Santa Teresa de Ávila, Santa Teresinha do Menino Jesus, e Santa Cristina. A Capela-Mor é feita em cúpula, pintada tal e qual como na nave central. Possui também um belo altar-mor, em talha dourada. Muitos autores comparam este retábulo e este altar mor com o retábulo e o altar mor da Sé de Viseu. No altar mor desta igreja podemos admirar uma tribuna com a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Saindo da Igreja do Carmo, logo atrás, encontra-se a IGREJA DO SEMINÁRIO MAIOR DE VISEU ou IGREJA DOS NÉRIS. Esta igreja tem uma fachada barroca e dois nichos. Nestes nichos estiveram imagens que foram roubadas ou partidas.O seu interior é composto por uma nave central que contém, tal como na Igreja da Misericórdia, cornijas e contracurvas. Do recheio desta igreja vale a pena ver o grande Orgão de Tubos que, em tempos passados fez parte da Sé de Viseu. O que também merece uma visita, no Seminário Maior, são as suas escadas suspensas. No Largo de Santa Cristina não podemos visitar somente as igrejas a que nos acabamos de referir. Mesmo em frente á Igreja do Carmo, merece também uma visita a CASA AMARELA, onde actualmente funciona o Arquivo Distrital de Viseu. Aí podemos observar a carta de foral dada por Dona Teresa á Cidade de Viseu.

Viseu-Cidade Monumental-Fonte de São Francisco, Casa dos Albuquerques, Igreja de Santo António, e Jardim do Soldado Desconhecido


Subindo a Avenida Capitão Silva Pereira, até ao Largo Mouzinho de Albuquerque, mesmo em frente da Escola Secundária Emídio Navarro, encontram-se monumentos que vale a pena visitar. A FONTE DE SÃO FRANCISCO onde, segundo o escritor Camilo Castelo Branco, na sua obra " Amor de Perdição.", Simão Botelho travou uma luta com os criados de Tadeu de Albuquerque.
A CASA DOS ALBUQUERQUES é outro lugar digno de visita. Aí, ainda segundo o que refere o mesmo escritor, viveu Tadeu de Albuquerque, com a sua filha Teresa que era apaixonada por Simão, filho de Domingos Botelho. Nesse mesmo largo, para além da Casa dos Albuquerques e da Fonte de São Francisco, está construida a IGREJA DE SANTO ANTÓNIO que possui vários altares em talha dourada, bem como um tecto pintado e azulejos sobre a vida de Santo António. Mesmo em frente á Igreja de Santo António, podemos descansar e observarmos a natureza no JARDIM DO SOLDADO DESCONHECIDO. Tem, no centro, a estátua do Soldado Desconhecido.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Viseu-Cidade Monumental-Cava de Viriato e Igreja de Nossa Senhora da Conceição



Nesta cidade de Viseu, há, ainda,outros monumentos que justificam uma visita. A CAVA DE VIRIATO, que guarda as ruínas de um velho acampamento Romano. Logo ali perto, frente ao Largo da Feira de São Mateus, podemos ver a pequena IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, com um interior muito simples e também recheada de altares em talha dourada tal e qual como se encontram na Igreja dos Terceiros de São Francisco. No local onde está situada esta igreja, esteve uma capela dedicada a São Luís Rei de França.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Viseu-Cidade Monumental-Painel de Azulejos do Rossio, Câmara Municipal, Igreja dos Terceiros, e Capela de Nossa Senhora das Vitórias






Depois de descermos as escadas do Jardim das Mães, paremos para observar o PAINEL DE AZULEJOS AZUIS E BRANCOS que retratam a província da Beira Alta, bem como as actividades económicas do Distrito de Viseu. Bem no coração do Rossio encontram-se mais dois monumentos dignos de ser visitados: o edíficio dos Paços do Concelho(Câmara Municipal) e a Igreja dos Terceiros de São Francisco. Nos PAÇOS DO CONCELHO, é de admirar a escadaria feita em pedra e decorada com azulejos de cores variadas. Numa das salas, no tecto, encontra-se uma pintura em brasão, alusiva á Républica Portuguesa. Ali, logo ao lado, no alto de uma majestosa escadaria, encontra-se a IGREJA DOS TERCEIROS DE SÃO FRANCISCO. A sua fachada toda ela é barroca, bem como o portal principal, feito por Nicolau Nasoni. O seu interior, é composto por uma nave, em abóbada de berço. Nesta igreja podemos observar os azulejos azuis e brancos que representam a vida de São Francisco de Assis. É de observar, também, os seus altares em talha dourada e as esculturas que desta igreja fazem parte. Merecem especial observação os altares colaterais do Senhor dos Aflitos e do Sagrado Coração de Jesus. No altar do Senhor dos Aflitos, observe-se o quadro de sofrimento da morte de Cristo quer na própria imagem do Senhor dos Aflitos quer nas imagens de São João Apóstolo e Evangelista e de Nossa Senhora das Dores. No altar do Sagrado Coração de Jesus, note-se a leveza e a sobriedade da imagem do Sagrado Coração de Jesus. No arco triunfal, existe, coroada por um resplendor uma belíssima imagem que representa Cristo Crucificado. A Capela Mor tem a forma de hexágono e contém um altar mor em talha dourada. Ao lado deste, podemos constatar de quatro telas que retratam cenas da vida do padroeiro, São Francisco de Assis. Podemos ainda observar, no altar mor, uma belíssima imagem de Nossa Senhora da Conceição, na qual se nota uma grande leveza e uma certa jovialidade. Merece ainda uma especial atenção o orgão de tubos, situado no coro alto desta igreja. Já dentro do Parque da Cidade, está edificada a CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS, cuja fachada é encimada por um nicho com a imagem da Padroeira. Esta capela, juntamente com a Igreja dos Terceiros de São Francisco, à ordem dos Frades Franciscanos.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Viseu-Cidade Monumental-Jardim das Mães e Museu Almeida Moreira




Saindo da Capela de São Sebastião e seguindo em direcção ao Rossio encontramos o JARDIM DAS MÃES onde podemos admirar a estátua alusiva ás mães. Bem perto daqui, encontra-se a CASA MUSEU DE ALMEIDA MOREIRA, também merecedora de uma visita. Almeida Moreira, o primeiro director do Museu Grão Vasco. Actualmente, este museu está sob tutela do Museu Grão Vasco, que é seu proprietário. Este museu possui obras de pintura e escultura. No seu interior podemos verificar a existência de uma capela privada, com um altar maneirista e com esculturas em madeira. Depois de uma visita aos monumentos do Centro Histórico e das Muralhas, eis que chegamos ao Rossio.

Viseu-Cidade Monumental-Capela de São Sebastião


Percorrendo a chamada " Rua do Bispo", não podemos deixar de visitar a CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO. O interior deste pequeno templo é de uma nave e altar-mor em talha dourada que alberga a imagem do seu padroeiro. Nesta capela existem tambem belíssimas telas, nas paredes laterais

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Viseu-Cidade Monumental- Capela de Nossa Senhora dos Remédios e Porta do Soar


Logo a seguir á saída da Igreja da Misericórdia encontramos a PORTA DO SOAR e a CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS, que contém uma nave em forma de cupula, bem como um belíssimo altar mor onde se encontra a imagem da padroeira em madeira estofada.

Viseu-Cidade Monumental-Igreja da Misericórdia


Mesmo em frente á Sé, encontra-se a IGREJA DA MISERICÓRDIA, cuja fachada barroca é composta por duas torres também barrocas, é uma fachada majestosa do templo. O Portal Principal, feito por Nicolau Nasoni, faz-nos lembrar o Portal Principal da Igreja dos Terceiros de São Francisco. O seu interior é composto por uma nave, com fortes e movimentadas cornijas, que fazem lembrar as cornijas da Igreja do Seminário Maior de Viseu. Esta Igreja Barroca, e também rocócó, contém três altares em talha dourada, dois laterais e o altar-mor. Nos altares laterais estão presentes belíssimas esculturas.
No altar dedicado a Nossa Senhora das Dores, podemos observar a cena dramática da Virgem Maria junto á cruz de seu filho, Jesus. É uma cena da tela de António José Pereira e presente no grupo escultórico do altar da Visitação. Podemos constatar que estas esculturas são feitas em madeira estofada pelo escultor viseense José Nelas. Há ainda que ver a pintura de António José Pereira. Trata-se de uma pintura em que podemos admirar a graciosidade da figura da Virgem Maria retratada por este autor. O altar-mor é também em talha, tal como os altares laterais. Na tribuna deste altar está uma imagem alusiva á padroeira, Nossa Senhora da Misericórdia que protege, debaixo do seu manto, os mais pobrezinhos.
Desta igreja fazia parte um belíssimo orgão barroco que, por ocasião de um incêndio havido nesta igreja, foi destruido pelo fogo, restando só a caixa em talha. No lado oposto, existe também um púlpito.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Viseu – Cidade Monumental- Museu Grão Vasco


Mesmo ao lado da Sé Catedral, situa-se o MUSEU GRÃO VASCO. Este Museu foi um dos maiores expoentes da Pintura Renascentista Portuguesa.
Um edíficio onde já funcionou o Seminário Maior da Cidade e o Liceu Alves Martins. Dos quadros ali expostos a maioria deles foram pintados por Grão Vasco e por pintores da sua escola. Alguns dos quadros que vemos neste museu fizeram parte do retábulo do Altar Mor da Sé de Viseu. O Quadro da " Adoração dos Magos", que esteve nos retábulos do Altar Mor da Sé de Viseu e também no da Sé de Lamego. O " São Pedro", quadro que fez parte do Recheio da Sé de Viseu é um dos quadros que mais identifica este pintor e nele se revela a autoridade e chefia da Igreja católica. Esteve na Capela de São Pedro e também na Sacristia da Sé.
Outros quadros que vale a pena admirar neste museu são os seguintes: " O Calvário" que esteve na Capela do Calvário, na Sé; " Jesus em Casa de Marta", que fez parte da Capela de Santa Marta no Antigo Paço dos Bispos no Fontelo; " A Menina do Vestido Azul", que revela o gosto e o volume estético de um pintor do Renascimento. Neste museu, para além da pintura, estão também expostas esculturas

terça-feira, 13 de maio de 2008

Até Amanhã

O Liliput on Fire, encerra a sua edição diária por hoje. Amanhã continuamos a visitar os monumentos da cidade de Viseu. Hoje visitámos a Sé Catedral. Amanhã abriremos a edição do Liliput on Fire, com uma visita ao Museu Grão Vasco

ATÉ AMANHÃ, INTERNAUTAS

Viseu – Cidade Monumental- Sé Catedral


A cidade de Viseu, é uma cidade monumental por excelência. O principal ponto monumental é o Centro Histórico onde se localizam três dos seus mais importantes monumentos: a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia, e o Museu Grão Vasco. A SÉ CATEDRAL é um monumento do século XII.
Na sua fachada podemos obesrvar e constatar a existência de características do Estilo Românico Português: é composta por duas torres românicas, sendo uma delas chamada " Torre do Relógio"; existem nichos com as imagens dos evangelistas( São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João) esculpidas em pedra e, ainda, a de São Teotónio, num dos nichos centrais. Lá no topo, noutro nicho central, a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade de Viseu. No interior, podemos ver que a Sé é constituida por três naves, uma abóbada de nós, que é característica do bom manuelino português, e, também, brasões com alguns símbolos da nacionalidade portuguesa. A Sé possui belíssimos altares em talha dourada, sendo apenas maneirista o altar dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, que se encontra no transepto. A capela-mor possui uma abóbada pintada de frescos, bem como um belíssimo altar em talha dourada contendo, numa tribuna, uma imagem da padroeira, Nossa Senhora da Assunção, vulgarmente chamada de Nossa Senhora do Altar Mor, feita em Pedra de Ançã e que é uma das mais belas imagens góticas que existem no nosso país. O CLAUSTRO JÓNICO da Sé de Viseu é renascentista e contém três capelas que são a capela dos Santos Brancos ou de Nossa Senhora da Piedade, a capela de Nossa Senhora da Assunção, que contém um belíssimo altar mor em talha dourada e a Capela de Nosso Senhor da Agonia.
Dentro da Sé, há ainda que visitar o MUSEU DE ARTE SACRA que contém esculturas, pinturas, paramentaria, cálices, e muitas outras peças de Arte Sacra que fizeram parte do recheio da Sé Catedral.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Localização/caracterização geográfica da cidade de Viseu

A cidade de Viseu fica situada na Beira Interior, mais concretamente na província da Beira Alta, sendo simultaneamente capital desta província e do distrito que toma o seu nome.
O distrito de Viseu é composto por vinte e quatro concelhos e que são os seguintes: Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Santa Comba Dão, Mortágua, Oliveira de Frades, São João da Pesqueira, Vila Nova de Paiva, Tabuaço, Cinfães, Armamar, Lamego, Penedono, Sernancelhe, e Viseu.
A concelho de Viseu tem uma população de 84 970 habitantes atingindo a população do distrito os 398 710 habitantes.
A cidade é limitada, na sua totalidade, por 34 freguesias, três das quais são urbanas: Coração de Jesus, Santa Maria e São José. As outras trinta e uma são rurais. Podemos referir que o Distrito de Viseu, no que respeita ao seu relevo, é um polo atractivo visto que desta província e, principalmente deste distrito, fazem parte as serras do Caramulo, da Lapa, de Leomil e a de Montemuro. Destas, a mais alta é a Serra de Montemuro, com uma altitude de 1381 metros. Ao distrito pertencem, ainda, alguns pontos da Serra da Estrela,
Neste distrito correm alguns rios, afluentes do Rio Douro: rios Pavia, Torto, Távora, Varosa, Vouga, Dão e, ainda, em algumas partes do distrito, o Rio Mondego.
Se utilizarmos uma rosa dos ventos no distrito de Viseu, podemos encontrar outros distritos que fazem limite com o nosso, como é o caso dos distritos de Vila Real e Porto a Norte, o distrito de Coimbra a Sul, o distrito de Aveiro a este e, a oeste, o distrito da Guarda.