quinta-feira, 15 de maio de 2008

Viseu-Cidade Monumental-Igreja da Misericórdia


Mesmo em frente á Sé, encontra-se a IGREJA DA MISERICÓRDIA, cuja fachada barroca é composta por duas torres também barrocas, é uma fachada majestosa do templo. O Portal Principal, feito por Nicolau Nasoni, faz-nos lembrar o Portal Principal da Igreja dos Terceiros de São Francisco. O seu interior é composto por uma nave, com fortes e movimentadas cornijas, que fazem lembrar as cornijas da Igreja do Seminário Maior de Viseu. Esta Igreja Barroca, e também rocócó, contém três altares em talha dourada, dois laterais e o altar-mor. Nos altares laterais estão presentes belíssimas esculturas.
No altar dedicado a Nossa Senhora das Dores, podemos observar a cena dramática da Virgem Maria junto á cruz de seu filho, Jesus. É uma cena da tela de António José Pereira e presente no grupo escultórico do altar da Visitação. Podemos constatar que estas esculturas são feitas em madeira estofada pelo escultor viseense José Nelas. Há ainda que ver a pintura de António José Pereira. Trata-se de uma pintura em que podemos admirar a graciosidade da figura da Virgem Maria retratada por este autor. O altar-mor é também em talha, tal como os altares laterais. Na tribuna deste altar está uma imagem alusiva á padroeira, Nossa Senhora da Misericórdia que protege, debaixo do seu manto, os mais pobrezinhos.
Desta igreja fazia parte um belíssimo orgão barroco que, por ocasião de um incêndio havido nesta igreja, foi destruido pelo fogo, restando só a caixa em talha. No lado oposto, existe também um púlpito.

Sem comentários: