terça-feira, 13 de maio de 2008

Viseu – Cidade Monumental- Sé Catedral


A cidade de Viseu, é uma cidade monumental por excelência. O principal ponto monumental é o Centro Histórico onde se localizam três dos seus mais importantes monumentos: a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia, e o Museu Grão Vasco. A SÉ CATEDRAL é um monumento do século XII.
Na sua fachada podemos obesrvar e constatar a existência de características do Estilo Românico Português: é composta por duas torres românicas, sendo uma delas chamada " Torre do Relógio"; existem nichos com as imagens dos evangelistas( São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João) esculpidas em pedra e, ainda, a de São Teotónio, num dos nichos centrais. Lá no topo, noutro nicho central, a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade de Viseu. No interior, podemos ver que a Sé é constituida por três naves, uma abóbada de nós, que é característica do bom manuelino português, e, também, brasões com alguns símbolos da nacionalidade portuguesa. A Sé possui belíssimos altares em talha dourada, sendo apenas maneirista o altar dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, que se encontra no transepto. A capela-mor possui uma abóbada pintada de frescos, bem como um belíssimo altar em talha dourada contendo, numa tribuna, uma imagem da padroeira, Nossa Senhora da Assunção, vulgarmente chamada de Nossa Senhora do Altar Mor, feita em Pedra de Ançã e que é uma das mais belas imagens góticas que existem no nosso país. O CLAUSTRO JÓNICO da Sé de Viseu é renascentista e contém três capelas que são a capela dos Santos Brancos ou de Nossa Senhora da Piedade, a capela de Nossa Senhora da Assunção, que contém um belíssimo altar mor em talha dourada e a Capela de Nosso Senhor da Agonia.
Dentro da Sé, há ainda que visitar o MUSEU DE ARTE SACRA que contém esculturas, pinturas, paramentaria, cálices, e muitas outras peças de Arte Sacra que fizeram parte do recheio da Sé Catedral.

Sem comentários: