sexta-feira, 16 de maio de 2008

Viseu-Cidade Monumental-Jardim das Mães e Museu Almeida Moreira




Saindo da Capela de São Sebastião e seguindo em direcção ao Rossio encontramos o JARDIM DAS MÃES onde podemos admirar a estátua alusiva ás mães. Bem perto daqui, encontra-se a CASA MUSEU DE ALMEIDA MOREIRA, também merecedora de uma visita. Almeida Moreira, o primeiro director do Museu Grão Vasco. Actualmente, este museu está sob tutela do Museu Grão Vasco, que é seu proprietário. Este museu possui obras de pintura e escultura. No seu interior podemos verificar a existência de uma capela privada, com um altar maneirista e com esculturas em madeira. Depois de uma visita aos monumentos do Centro Histórico e das Muralhas, eis que chegamos ao Rossio.

2 comentários:

Grilo Falante disse...

o Museu de Almeida Moreira não é propriedade do Museu de Grão Vasco, mas sim da Câmara Municipal de Viseu, sendo apenas a gestão técnica (de cariz museológico) responsabilidade do MGV.

Grilo Falante disse...

E claro, nenhum altar maneirista. O relevante na colecção é a pintura portuguesa, como Columbano, Silva Porto, Keil, Marques de Oliveira, Luciano Freire, bem como as aguarelas da autoria do Capitão Almeida Moreira, cheias de humor e mordaz crítica social.