terça-feira, 6 de maio de 2008

Localização/caracterização geográfica da cidade de Viseu

A cidade de Viseu fica situada na Beira Interior, mais concretamente na província da Beira Alta, sendo simultaneamente capital desta província e do distrito que toma o seu nome.
O distrito de Viseu é composto por vinte e quatro concelhos e que são os seguintes: Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Santa Comba Dão, Mortágua, Oliveira de Frades, São João da Pesqueira, Vila Nova de Paiva, Tabuaço, Cinfães, Armamar, Lamego, Penedono, Sernancelhe, e Viseu.
A concelho de Viseu tem uma população de 84 970 habitantes atingindo a população do distrito os 398 710 habitantes.
A cidade é limitada, na sua totalidade, por 34 freguesias, três das quais são urbanas: Coração de Jesus, Santa Maria e São José. As outras trinta e uma são rurais. Podemos referir que o Distrito de Viseu, no que respeita ao seu relevo, é um polo atractivo visto que desta província e, principalmente deste distrito, fazem parte as serras do Caramulo, da Lapa, de Leomil e a de Montemuro. Destas, a mais alta é a Serra de Montemuro, com uma altitude de 1381 metros. Ao distrito pertencem, ainda, alguns pontos da Serra da Estrela,
Neste distrito correm alguns rios, afluentes do Rio Douro: rios Pavia, Torto, Távora, Varosa, Vouga, Dão e, ainda, em algumas partes do distrito, o Rio Mondego.
Se utilizarmos uma rosa dos ventos no distrito de Viseu, podemos encontrar outros distritos que fazem limite com o nosso, como é o caso dos distritos de Vila Real e Porto a Norte, o distrito de Coimbra a Sul, o distrito de Aveiro a este e, a oeste, o distrito da Guarda.

Sem comentários: